segunda-feira, julho 31, 2006


Golden gate by Gomes de Souza


“A Ponte” - Golden Gate

Começaremos nossa viagem pela Golden Gate, um dos pontos mais visto e famoso da Califórnia. A ponte liga São Francisco a Marin County (Condado de Marin), e a todas outras cidades do norte. A primeira é Sausalito, reduto de artistas, boêmios remanescentes da geração paz e amor. Velhos hippies, vencidos pelo tempo. As lojas e restaurantes de Sausalito são muito charmosos; nos bares, bandas de Jazz garantem a qualidade do som. Continuando pela Highway 101 North, outras cidadezinhas interessantes vão surgindo, logo à esquerda, esta Mill Valley, depois vem Tiburon, Corte Madera, Larkspur, Greenbrae, Kentfield, San Anselmo, San Rafael e por ai vamos, até Eureka... São cidades pequenas, Mill Valley tem 15.000 habitantes, onde vivem muitos artistas, escritores e músicos. Vez ou outra você cruza com gente famosa levando vida de comuns; indo a Shopping, Restaurante ou tomando umas...
São praticamente emendadas, espalhadas em vales e montanhas, com piers repletos de barcos.
O pedágio para cruzar a ponte de carro custa US$ 5. Mas, você pode cruza-la a pé, de bicicleta ou de ônibus. A vista que se tem da baia é fantástica, e vozes de turistas do mundo todo, te dá à impressão de estar subindo a torre de babel.
Quando esta coberta de neblina, suas estruturas em vermelho – alaranjado, se perdem no branco, é como caminhar sobre as nuvens, indo para o nada.
A construção foi iniciada em 1932 e terminada em 1937, fica 232 metros acima do nível do mar. No ano passado, 41 milhões de veículos atravessaram seus dois quilômetros de extensão. Sua estrutura tem 128.747.52 quilômetros de cabos de aço, três vezes a linha do Equador. Os dois cabos principais, cada um com 91 centímetros de diâmetro, passam sobre torres de aço de 227 metros de altura, e suportam uma rodovia de seis pistas além de duas calçadas, a 80 metros acima da superfície da água.
Para fixar os alicerces à prova de terremoto, foi necessário explodir rochas em águas profundas, e drenar milhões de litros de água. A construção da ponte foi considerada inimaginável por causa do constante nevoeiro da região, dos ventos que atingem 100 km/h e das fortes correntezas. O preço, US$ 35 milhões. 11 Operários perderam a vida no decorrer da obra. A cor laranja “International Orange” foi escolhida por compor com a paisagem a sua volta. A supervisão foi de Joseph Strauss.
Cenário de cenas antológicas do cinema.
No filme Um Corpo que Cai, dirigido por Alfred Hitchcock em 1958, foi da Golden Gate que Madeleine, a personagem de Kim Novak, simulava um suicídio. Na verdade, a cena foi gravada em estúdio e a imagem da ponte, projetada no fundo do cenário.
O suicídio na vida real, também é uma realidade nesse bucólico cenário. Muitos são, os que resolvem deixar a vida se atirando no abismo do portão dourado. Conta-se uma lenda, que o milésimo suicida da ponte, se matou somente para ser o milésimo. ..Coisas da Califórnia.

Gomes de Souza.

Nenhum comentário: