quinta-feira, agosto 03, 2006

AS AGENDAS DE RÔBER CÔRTES.

Agendas são umas espécies de diários que podem ser folheadas por outros. Têm por características, serem rabiscadas e desenhadas para anular anotações de compromissos cumpridos ou não, com isso, expõem intimidades do dia-a-dia. Rabiscos aleatórios que acontecem espontaneamente enquanto falamos ao telefone, usamos o banheiro ou anotamos compromissos.
O que tornam as de Rôber especiais, são as qualidades do que estão rabiscados nelas. São desenhos carregados de sensibilidade com abordagens artísticas consciente, de quem tem vivência com a arte, intimidade com a poética das cidades; dos sons acelerados; buzinadas; e dos congestionamentos visuais. São imagens urbanas com movimentos, tensão e stress. Reflexo da vida corrida que Goiânia já impõe aos seus moradores.
Em seus registros, quase sempre feitos com canetas esferográficas, perfis de edifícios disputam espaço com antenas e semáforos. Planos sem perspectivas, uma visão cubista, solitária, árida, sem vida. cenários futuristas que dispensam a figura humana. Como se a vida fosse algo olhado pelo retrovisor, coisa do passado.

Gomes de Souza
março 2006

Nenhum comentário: