terça-feira, julho 10, 2007

Série: Viagem a Amazônia
Series: Jorney to the Amazon
Pinturas recentes de Gomes de Souza
Fotos: Valéria DECastro







VAMOS PRESERVAR O ARTISTA

Essa é uma campanha em favor da preservação do artista, visando estimulá-lo a não perder essa pequena fagulha de bondade que existe em nós.
Sabemos que não é fácil resistir a tantas tentações a que somos levados, como é difícil não debandar para o lado da maldade, do levar vantagem a qualquer custo. Sabemos que é triste assistir os poderes constituídos se degenerarem, apodrecerem, transformando-se em quadrilhas. Sabemos que é triste assistir a ascensão do império da impunidade e ver os bandidos beijando as mocinhas no final.
Assim como é importante preservar a natureza, cuidar de nossas matas e rios, é importante também preservarmos esse sentimento de contemplação existente nos artistas, essa vontade de fazer a coisa certa, esse orgulho em oferecer o melhor da sua capacidade criadora, abdicando da competição em favor da criação. E não se orgulhando do montante abocanhado durante a vida, mas do que realmente foi feito para engrandecer essa vida.
Vamos nos orgulhar do que aprendemos ouvindo os pássaros ou contando as estrelas, por saber de cor o nome das árvores da nossa cidade, de identificar os frutos pelo cheiro. Vamos nos envaidecer por declamar poemas de poetas mortos, saber tocar um instrumento, pelo encantamento com a simplicidade das crianças e por adotar um velho como amigo.
Por isso devemos preservar o artista, essa pequena esperança de que nem tudo esta perdido, esse desejo independente da camaradagem e do impulso solidário, essa vaidade de fazer cada vez melhor.
Não é por que esta na moda ser mesquinho, corrupto e corruptor, não é porque chegou a hora de sentir vergonha de ser honesto, que temos de sê-lo. Vamos lutar contra a maldade, mesmo que sejamos tratados como ingênuos. Vale a pena lutar para salvar o artista. Afinal, assim como o oxigênio é vital para o corpo, a música, a poesia e as artes são vitais para a alma.
Salve o artista que vive em você!

11 comentários:

Anônimo disse...

Ser artista adulto e infeliz pode ser entendido como uma normalidade. Que seja crido,o infeliz do artista adulto coloca tudo que pode naquilo em que acredita, e tenta. Seu ta-lento seu en-tento seu mo-mento. sem assento ele coloca a sua nao verdade porque ela nao existe. Por isso cuidar do artista causa suto e encanto.
M.Cavalcanti
artista plástico

Alexandre Marino disse...

Caro Gomes, vou entrar na campanha. Tomarei a liberdade de republicar este texto, com algumas alterações/acréscimos. Vamos levar a campanha adiante! Abração,
Alexandre

Anônimo disse...

Fiquei chocada com esse texto. Com esse texto eu acredito que o artista mostra a perplexidade e tristeza diante do que está acontecendo com a política no Brasil.
V

devaneiosaovento disse...

Caro Gomes de Souza
Concordo com vc, temos que preservar o "artísta" que trazemos de certa forma,entranhado na alma, a sensibilidade de poder olhar o céu,de constatar uma brisa em dia de calor, de saber enxergar além dos olhos são requisitos que merecem ser preservados. Faço parte desse grupo, sim sou esquisita,ainda valorizo as pequenas coisas da vida...
um abraço, belas suas pinturas encantada fiquei ao observá-las.

Anônimo disse...

Concordo. Acho que é isso mesmo. Um abraço

Siron Franco

Anônimo disse...

Velho amigo Gomes, dei uma passadinha pelo seu blogspot. Tá belíssimo. É um tira-gosto e tanto. O texto tá ótimo, a série Viagem pela Amazônia tá deslumbrante, os barros ocos, os desenhos, tudo.

Parabéns.

Abraço do Edival Lourenço

guerreira disse...

Meu querido amigo e artista de lutas e conquistas. Te busquei para trazer ao meu blog pelo seu talento, arte e como um ser sempre ligado as causas mais urgentes.
Penso que a função do artista é criar, criar e criar.
Sua idéia vem com o proposito de despertar mais a valorização do artista, como também pelo que nos acontece ao redor em relação ao nosso mundo, e voce cita a nossa Amazônia, com seu maravilhoso tema desta fase.
E... sua arte cada vez mais bela, atual e inovadora.
Salve voce Gomes de Souza.
Um abraço.

Anônimo disse...

Sim, Vamos salvar o artista dentro de nos! Salve!!!!

Com a correria da vida capitalista daqui dessa terra, somente tive a oportunidade de ler esse text...

Todos nos temos um artista dentro, vamos salvar nosa puridade e estar em contato conosco....

Lindo!

Abi-Maria Gomes.

Anônimo disse...

Gomes,

Eu optei por viver junto,no mundo das artesDifícil,lindo,gostoso,maravilhoso.Nâo troco por nada.Viva os artistas!
Valéria Lopes - fotógrafa

Anônimo disse...

Parabens pelo o teu trabalho!

Fernanda

Anônimo disse...

Que delícia de artista!
Vi no Sesctv a reportagem sobre as artes desse cara e fiquei encantada com tamanha sensibilidade prá arte, e a pintura dele é um absurdo de linda.
Tanta beleza que procuro na internet as suas obras prá me empolgar e voltar a pintar. Preciso de inspiração nas coisas que me fazem bem... Salve GOmes de Souza!